quarta-feira, 21 de abril de 2010

(DESDE O TEMPO EM QUE ENCONTRAMOS A LUZ)
















(DESDE O TEMPO EM QUE ENCONTRAMOS A LUZ)



“escorre do charco da rocha
           e agora descem com luzes à água
lanternas de remadores flutuam
          a garra do mar as repele


                                              jatos de água da rocha”


As bolhas rebentam em minhas mãos de mendigo.

Foi quando me prostituí nas ruas de Sodoma.
Eu me sinto só. no gelo que desce destas galerias escuras.

Fui carrasco nos tempos de artilharias e forcas. De serpes azuis.
Nas areias da consciência. nas batalhas da pátria morta.
A casa é um viveiro de aranhas. a cama um sineiro de putas.

Não só o silêncio se arrasta são pesadas as cortinas da sombra
o meu pescoço é um rio cortado de veias,
a cabeça desfaz-se num círculo de pássaros mudos de prata

Na altura das estrelas eu encontrei uma concha que ria do meu desespero
só o desespero das águas – ela me dizia – é o teu fértil e agudo e certo
arrepio de vida onde resgatas mais que uma maçã podre e uma criança
amorosa de leite e sumo-furtado; saberás roer teus medos na hora austera

agora que estás preparado de sangue e lodo, garimpeiro de álveos;
os mesmos que soprastes antes junto com Satã
                                                                 - agora ele acende na fundura

não saberei decifrar mais uma esfinge travestida de nácar

“dois rios juntos peixe brilhante e sargaços
uma ninfa solitária na lagoa.”

Agora sou eu que perfuro no mergulho o saber que me dói de alma.





(Anderson Dantas – O Amor Duplo e o Desespero das Águas – inédito
Foto: auto-retrato)

2 comentários:

Ana Guimarães disse...

Você - seu jeito de escrever (estilo?) é muito diferente de tudo o que há. Às vezes curto mais, às vezes curto menos, mas sempre me afeta, de alguma forma.
beijo

Daniel F disse...

meu pescoço é um rio cortado de veias.

isso aqui pra mim é o corpo como um pesadelo, só não sei se a gente acorda desse pesadelo só pra entrar de vez no nada. ou se o negócio é entrar na onda, no fluxo como se diz por aí.

tava lendo no blog do Marcelo Ariel que ele não acredita em poeta que não busca a iluminação. eu também vou por aí.

cara, acho que você é poeta mesmo.

Abraço!

Total de visualizações de página